O presente é um presente

presente

Alguma vez, quando você deitou para dormir ou acordou no meio da noite, já ficou pensando e pensando nos desafios e problemas que te assustam?

Essa avalanche de pensamentos te faz criar diversos cenários e histórias que nunca existiram e têm toda chance do mundo de nunca acontecerem. Mas, mesmo assim, faz você sofrer, gera ansiedade e tristeza. Mas isso não precisa ser assim.

Hoje, quero te contar uma técnica que aprendi para interromper esses pensamentos repetitivos e quebrar o padrão negativo estabelecido pela sua mente. Nesse final de semana, eu escutei uma palestra do escritor Eckhart Tolle – autor de diversos best-sellers, entre eles O Poder do Agora – e aprendi um exercício muito simples, mas ao mesmo tempo muito poderoso, para frear o turbilhão de pensamentos e de fantasias que nossa mente muitas vezes nos impõe.

A proposta é estar presente ao que está acontecendo no agora, exercitar o SER, tirando o foco do fazer. E para isso, você vai aproveitar as pequenas atividades do seu dia, como lavar as mãos, escovar os dentes ou colocar uma meia. Escolha uma pequena rotina e, durante essa breve atividade, esteja totalmente atento ao que está acontecendo naquele momento.

Por exemplo, se estiver lavando as mãos, sinta o sabonete e seu formato. Veja o sabão fazer espuma. Sinta a água em suas mãos e o tecido da toalha entre os dedos. Você não está pensando em nada em relação ao passado ou sobre o futuro. Você está ali, exercitando sua consciência e colocando sua atenção ao lavar as suas mãos. Simples assim. Pratique, desfrute desses momentos, aprenda a cada vez que faz o exercício a mais rapidamente se concentrar no agora.

Praticando, quando os pensamentos e fantasias surgirem, seja de noite ou de dia, você já saberá como reagir, pois treinou durante o seu dia a dia. É só concentrar sua atenção naquele momento e sentir o que está acontecendo no agora. Nada de deixar a mente escapar para o futuro ou passado. Cultive a presença e a ansiedade e tristeza não terão lugar.

O presente é um presente 🙂 Aproveite!